quarta-feira, 28 de julho de 2010

Quanto vou pagar no seguro do meu carro?

Quais os fatores que influenciam no preço do seguro de automóveis?

O custo do seguro varia de acordo com marca, tipo, ano de fabricação, região onde você mora e também com o perfil do motorista e uso do veículo.

Na formação do preço entram ainda as garantias contratadas, o valor da franquia, o plano de Assistência 24h, os bônus e eventuais descontos especiais.

Por exemplo, um seguro de automóvel zero quilômetro é, em geral, mais caro que o de um carro com vários anos de uso. O mesmo ocorre se o veículo se localizar em cidades com altos índices de roubos, colisões, etc.

Gostou? comente, queremos saber sua opinião.

domingo, 25 de julho de 2010

Coberturas

Para você entender melhor o seguro de automóveis conheça os tipos de coberturas básicas:

Compreensiva


Inclui os riscos contra: colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem; queda sobre o veículo de objeto externo; dano causado pela carga transportada; dano causado quando o veículo estiver sendo transportado; ato danoso praticado por terceiros; alagamento, enchente e inundação; ressaca, vendaval, granizo e terremoto; raio; incêndio ou explosão; roubo ou furto total ou parcial.

Roubo, Incêndio e furto

Essa modalidade de cobertura é mais limitada e abrange apenas os riscos de raio, incêndio, explosão e roubo ou furto total.
Os critérios de indenização em caso de perda total, de acordo com a forma de contratação são:

Valor de mercado referenciado

No caso de sinistro com indenização integral do veículo segurado, o valor da indenização será obtido através de consulta à tabela de avaliação de veículos, chamada “tabela de referência”, que deve estar definida na apólice
Não podem ser adotadas tabelas elaboradas pelas próprias seguradoras. Praticamente a totalidade das empresas utiliza a Tabela FIPE, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
Na negociação do contrato, você pode escolher um “fator de ajuste”, percentual que será aplicado sobre o valor encontrado na tabela de referência. O objetivo desse recurso é ajustar o valor da tabela ao valor de mercado real do seu veículo, consideradas suas características particulares, como estados de conservação, opcionais e diferenças regionais.
Por exemplo, na tabela de referência o seu carro vale R$ 30 mil, mas devido ao estado de conservação em que se encontra, você deseja contratar o seguro em R$ 33 mil. O fator de ajuste terá sido de 110%.
No caso de você ter feito um seguro por valor de mercado referenciado para o carro zero quilômetro que acabou de comprar, a indenização, em caso de perda total, deverá considerar a cotação de um modelo zero quilômetro do seu carro, durante o período de 90 dias. A partir dos 90 dias, a cotação utilizada será a de um veículo usado, do ano-modelo do veículo segurado.
Valor determinado
No caso de uma indenização integral, garante a indenização de uma quantia fixa, estipulada no contrato. Essa modalidade de contratação é aceita com restrições pela maioria das seguradoras, mas é a única aceita em algumas regiões, por determinação legal. As seguradoras colocam, de forma geral, limites mínimos e máximos para a escolha do valor segurado.
As possibilidades de contratação que estão disponíveis no mercado resultam em quatro opções para você escolher o critério de indenização em caso de perda total, que são:
• compreensiva com valor de mercado referenciado
• compreensiva com valor determinado
• roubo, furto e incêndio com valor referenciado
• roubo, furto e incêndio com valor determinado

Fonte: Funenseg
Related Posts with Thumbnails