sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Previdência Privada - Eu perco o plano se parar de pagar as contribuições?


Assista esse ótimo vídeo explicativo sobre as vantagens de se obter uma previdência complementar.


Uma das grandes vantagens de um plano de previdência complementar (Privada) é que todo o dinheiro aplicado no fundo é de sua titularidade, e não da seguradora ou do banco. As instituições financeiras apenas administram o seu investimento, sendo remuneradas pelo serviço, com taxas de administração e de carregamento.

Por essa razão, seria um despropósito você ter que pagar juros ou multa no caso de atrasar o pagamento da sua contribuição. A penalidade maior recai sobre suas reservas, porque o valor inicialmente calculado para a formação da poupança de longo prazo será menor e, consequentemente, o benefício da aposentadoria que você planejou receber vai diminuir.

Você pode, inclusive, parar de pagar suas contribuições durante algum tempo, caso ocorra algum imprevisto. Você deve avisar à seguradora ou à entidade de previdência complementar sobre a suspensão do pagamento, para que a instituição não envie os boletos. Passada a dificuldade de pagar, você pode retomar as contribuições mensais normalmente.

Para compensar a menor acumulação de reservas, você pode fazer um aporte extra, calculando a quantia necessária com uma revisão do planejamento de sua renda futura.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Previdência privada - Como escolher o melhor plano para mim?


Em primeiro lugar, você deve saber qual a sua inclinação para o risco financeiro. Cada pessoa tem uma percepção de risco diferente. Muitas vezes, ela mesma desconhece os seus limites, definindo-se como um investidor altamente agressivo, capaz de suportar com serenidade oscilações bruscas do mercado. Porém, na prática, essa pode não ser a sua reação. O inverso também acontece: uma pessoa que vê a si mesma como um investidor conservador, descobre ter, na realidade, grande capacidade para suportar o sobe-e-desce dos seus investimentos.

Na hora de contratar um plano de aposentadoria complementar aberta, as instituições financeiras costumam avaliar o seu perfil de risco por meio de um questionário. As respostas dadas vão permitir uma classificação de maior ou menor aversão ao risco.

Se você tem como maior preocupação a proteção do seu dinheiro e perde o sono apenas com a possibilidade de ver suas aplicações reduzirem, o seu perfil é conservador – e você deve procurar um plano que invista num fundo 100% de renda fixa.

Por outro lado, se você se revela preparado para oscilações fortes do mercado financeiro e aceita com tranquilidade correr o risco com o objetivo de fazer o seu dinheiro aumentar mais rápido, provavelmente vai se interessar por investimentos mais arriscados, como renda variável (ações e derivativos). Se esse for o seu perfil, pode ser que escolha um plano de previdência com investimentos mais agressivos.

O mercado de derivativos oferece alternativas variadas, tanto para quem quer se proteger das variações bruscas dos preços quanto para quem quer especular. As estratégias desse mercado passam por aplicações em opções, a termo e futuro, entre outras. O investidor deve conhecer bem como cada uma delas funciona, porque, numa mesma operação, ele pode ganhar muito dinheiro no curtíssimo prazo, mas também pode perder tudo.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Como calculo a renda de que vou precisar quando me aposentar?


Você deve iniciar o quanto antes uma poupança para garantir gastos futuros, principalmente se não tem outras fontes de renda a não ser aquela proporcionada pelo seu trabalho.

Nos planos de previdência complementar aberta, quanto mais jovem for o investidor, menor será a aplicação a ser feita todos os meses, sem falar que o dinheiro investido terá rendimento por mais tempo. Quanto maior a distância entre a contratação e o recebimento futuro do benefício, mais tempo você terá para acumular capital.

Ao comprar um plano com 25 anos de idade, o esforço para juntar um capital de R$ 1 milhão até os 65 anos de idade se dilui ao longo de 40 anos. Mas aos 47 anos de idade, os custos serão muito maiores, porque o horizonte de tempo cai para apenas 18 anos.

No caso de uma pessoa com tempo relativamente curto entre a idade da contratação e a idade planejada para a aposentadoria, uma alternativa é iniciar o plano de previdência complementar com um aporte mais substancial de recursos. Dessa forma será possível diminuir o valor das contribuições, sem afetar a renda que pretende receber.

Na compra de um plano, você pode escolher várias formas de contribuição, característica que tornou o VGBL e o PGBL bem atrativos. É possível personalizar o seu plano de forma que o valor de suas contribuições esteja de acordo com a disponibilidade do seu orçamento.
Related Posts with Thumbnails