sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Previdência Privada - Eu perco o plano se parar de pagar as contribuições?


Assista esse ótimo vídeo explicativo sobre as vantagens de se obter uma previdência complementar.


Uma das grandes vantagens de um plano de previdência complementar (Privada) é que todo o dinheiro aplicado no fundo é de sua titularidade, e não da seguradora ou do banco. As instituições financeiras apenas administram o seu investimento, sendo remuneradas pelo serviço, com taxas de administração e de carregamento.

Por essa razão, seria um despropósito você ter que pagar juros ou multa no caso de atrasar o pagamento da sua contribuição. A penalidade maior recai sobre suas reservas, porque o valor inicialmente calculado para a formação da poupança de longo prazo será menor e, consequentemente, o benefício da aposentadoria que você planejou receber vai diminuir.

Você pode, inclusive, parar de pagar suas contribuições durante algum tempo, caso ocorra algum imprevisto. Você deve avisar à seguradora ou à entidade de previdência complementar sobre a suspensão do pagamento, para que a instituição não envie os boletos. Passada a dificuldade de pagar, você pode retomar as contribuições mensais normalmente.

Para compensar a menor acumulação de reservas, você pode fazer um aporte extra, calculando a quantia necessária com uma revisão do planejamento de sua renda futura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails