segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Como calculo a renda de que vou precisar quando me aposentar?


Você deve iniciar o quanto antes uma poupança para garantir gastos futuros, principalmente se não tem outras fontes de renda a não ser aquela proporcionada pelo seu trabalho.

Nos planos de previdência complementar aberta, quanto mais jovem for o investidor, menor será a aplicação a ser feita todos os meses, sem falar que o dinheiro investido terá rendimento por mais tempo. Quanto maior a distância entre a contratação e o recebimento futuro do benefício, mais tempo você terá para acumular capital.

Ao comprar um plano com 25 anos de idade, o esforço para juntar um capital de R$ 1 milhão até os 65 anos de idade se dilui ao longo de 40 anos. Mas aos 47 anos de idade, os custos serão muito maiores, porque o horizonte de tempo cai para apenas 18 anos.

No caso de uma pessoa com tempo relativamente curto entre a idade da contratação e a idade planejada para a aposentadoria, uma alternativa é iniciar o plano de previdência complementar com um aporte mais substancial de recursos. Dessa forma será possível diminuir o valor das contribuições, sem afetar a renda que pretende receber.

Na compra de um plano, você pode escolher várias formas de contribuição, característica que tornou o VGBL e o PGBL bem atrativos. É possível personalizar o seu plano de forma que o valor de suas contribuições esteja de acordo com a disponibilidade do seu orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails